© Cyber Tech Nerd 2011 - 2014. Tecnologia do Blogger.
 

12 de agosto de 2014

Confira dicas de sites e aplicativos para estudar para o Enem 2014

0 comentários




A internet tem sido um recurso importante para alunos terem acesso a simulados e aulas que ajudam a estudar para provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Confira algumas dicas de como usar recursos online e aplicativos para estudar.

De acordo com a Agência Brasil, o primeiro passo é conhecer bem o Enem. A prova é muito diferente de vestibulares comuns, que usam as questões para selecionar os alunos.

Uma forma de conhecer melhor o Enem é pelo portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na opção conteúdo das provas. Ao ter mais conhecimento sobre a prova em si, o estudante será capaz de selecionar melhor o conteúdo útil na internet. Sites que disponibilizam questões de vestibulares como se fossem do Enem, por exemplo, fazem o aluno perder tempo uma vez que os conteúdos são diferentes.

Outra forma de ver se um site é confiável é ver a quantidade de curtidas e recomendações da página. Sites que oferecem conteúdos múltiplos também são indicados, com funcionalidades como listas de exercícios, material de apoio e simulados, que ajudam o aluno a se preparar melhor.

Assistir videoaulas e procurar questões comentadas do Enem também são boas práticas de estudo. Dessa forma, o aluno consegue acompanhar o raciocínio da questão e voltar quantas vezes for necessário para entender o problema, diferente da sala de aula que uma pequena distração pode fazê-lo perder todo o conteúdo.

A internet pode também ajudar alunos que ainda estão no Ensino Médio e não conseguiram terminar todo o conteúdo do curso. Alguns sites podem ajudar a aprofundar temas vistos superficialmente, fazendo com que o estudante tenha mais chances na hora do Enem.

Entre os portais selecionados pelo Ministério da Educação (MEC) para estudo está o Geekie Games. Na plataforma, o estudante consegue encontrar textos, videoaulas, simulados e jogos, tudo disponível online.

Aplicativos

Outra iniciativa para ajudar os estudantes a se prepararem é da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que disponibiliza um aplicativo gratuito chamado Questões Enem, com um banco das questões das provas de 2009 a 2013.

O aplicativo LinguaLeo foi desenvolvido para ajudar estudantes na prática e aprendizado de inglês. Visando a próxima edição do Enem em novembro, o aplicativo oferece ainda a opção Enem Simulation Program, com questões de edições passadas da prova. O aplicativo está disponível para iOS, Android e Windows Phone, mas o recurso para o Enem pode ser acessado apenas pelo site do LinguaLeo.

No curso online o aluno irá passar por “fases”. São cinco perguntas de inglês do Enem de 2010. Acertando no mínimo 80%, ele passa para a próxima leva de perguntas da edição de 2011. No final de cada etapa, o estudante recebe uma avaliação do desempenho.

Um aplicativo mais específico é o Enem 2014 (Android), com opção de simulados de diferentes disciplinas, com as perguntas retiradas das edições anteriores. O aplicativo mostra a resposta certa e tem uma opção de estatísticas, sendo possível visualizar o número de erros e acertos para melhorar o desempenho.



Fonte:CT

0 comentários:

Postar um comentário