© Cyber Tech Nerd 2011 - 2014. Tecnologia do Blogger.
 

17 de novembro de 2013

Curiosidades: Qual é a origem da palavra “baderna”?

0 comentários



Atire o primeiro coquetel molotov quem não ouviu ou disse essa palavra pelo menos uma vez neste tumultuado ano. Do comentário do bar à enquete no programa do Datena, uma das grandes polêmicas de 2013 é saber de quem é a culpa por causar todas as “badernas” nos protestos que andam tomando as ruas das principais cidades brasileiras.

Mas a baderna começou dançando, no século 19. Culpa de uma bailarina italiana chamada Marietta Baderna. Mas a desordem barulhenta, a confusão e o bulício não eram causados por ela, mas por seus fãs, os “baderneiros”.

Em 1849, Marietta Baderna foi contratada pelo Teatro São Pedro de Alcântara, na capital imperial, e veio se apresentar no Brasil. Consagrada no Teatro Scala, em Milão, causou furor. Era tão boa que seus fãs não conseguiam se conter no final das apresentações: gritavam seu nome e faziam uma verdadeira balbúrdia. Eram os “badernas”. Não se sabe se usavam máscaras cobrindo o rosto. Apostamos que não.

De costumes mais liberais do que os praticados pelos brasileiros, a Baderna original também causou outros tipos de espanto e indignação. Fora dos palcos, gostava de praticar o lundum, de origem africana e dançada pelos escravos, e chocou um Brasil que ainda estava longe da Lei Áurea (1888). Mais ainda porque resolveu misturar a dança clássica com a popular num espetáculo apresentado em um teatro, ambiente reservado à alta cultura.

Além de baderneira, Marietta virou Maria no Brasil e foi pioneira no ensino de dança no país. Tentou criar uma escola profissionalizante em 1851 e lecionou em escolas só para garotas do Rio de Janeiro.


CAI O IMPÉRIO


Quem foram os vândalos?

Era um povo germânico famoso por ter saqueado Roma no ano 455. Mais do que apenas precursores do quebra-quebra, os vândalos construíram um império composto pela Sardenha, Sicília, Córsega, Malta e as Ilhas Baleares, além do norte da África.

Os romanos chegaram até a negociar e fazer tratados com os vândalos, mas os acordos azedaram e o povo bárbaro saqueou e pilhou a capital do Império. O fim do reino vândalo foi decretado em 534, quando perderam a guerra contra o Império Bizantino.

O termo “vandalismo” só foi criado no século 18, talvez de maneira injusta, porque nada indica que eles tenham sido mais sanguinários do que seus contemporâneos — incluindo os próprios romanos.

0 comentários:

Postar um comentário