Sabendo que os novos hardwares da Valve podem impactar as empresas de consoles de jogos, a Microsoft pode adotar uma estratégia parecida e lançar o seu próprio PC gamer. A ideia teria vindo do CEO da companhia, Steve Ballmer, que não deve acompanhar o desenvolvimento do projeto já que vai se aposentar do cargo em 2014. No entanto, tudo indica que uma máquina pessoal voltada para o público gamer está nos planos da gigante de Redmond, pois a companhia agora se define como uma organização de "produtos e serviços".
Segundo o AllThingsD, Ballmer fez um encontro com 500 diretores da empresa para fazer um panorama de sua trajetória na Microsoft. Foi nessa reunião que o executivo comentou sobre o Windows 8 e a criação de PCs com foco em games, sem dar outros detalhes sobre como esse dispositivo seria e que tipo de funcionalidades seriam disponibilizadas aos usuários.
Os rumores sobre um computador gamer começaram quando a companhia contratou em agosto deste ano Jason Holtman, ex-diretor de desenvolvimento de negócios da Valve por oito anos. De acordo com o perfil de Holtman no LinkedIn, ele será responsável pela criação de estratégias para entretenimento e games para PC com base na plataforma Windows.
A contratação de Holtman reforça a futura criação de uma central de jogos eletrônicos dentro do sistema operacional que deve competir com outros serviços online, como o Origin, da Eletronic Arts, e o Steam, da Valve - atualmente, a seção de games da Microsoft está descentralizada da loja de aplicativos da companhia. Além disso, a empresa lançou na Windows Store o jogo Halo: Spartan Assault, o primeiro título da popular franquia de tiro disponível para computador, além do Xbox 360.
Em novembro, o vice-presidente corporativo da Microsoft, Phil Spencer, deu uma entrevista ao GamesBeat na qual admite que a empresa precisa melhorar sua estratégia para o mercado de games no PC. "Provavelmente nos focamos demais e exclusivamente no console. A Valve está bem à frente de nós e fez um grande trabalho de manter um forte ecossistema no computador. Deveríamos ter construído algo parecido", comentou.
As Steam Machines da Valve foram enviadas a 300 usuários do serviço Steam, que já começaram a testar os aparelhos. O dispositivo utiliza um sistema operacional próprio baseado em Linux, o SteamOS, e possui uma ampla variedade de especificações técnicas e componentes. Alguns sortudos que receberam os protótipos postaram vídeos na internet para mostrar o conteúdo da caixa, que ainda conta com o Steam Controller, um gamepad sem botões físicos especialmente fabricado para operar nos aparelhos.
Veja abaixo:
Fonte: Canal Tech
0 comentários:
Postar um comentário