© Cyber Tech Nerd 2011 - 2014. Tecnologia do Blogger.
 

31 de março de 2014

O ambicioso plano do Facebook para levar internet ao planeta inteiro

0 comentários





O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, apresentou nesta quinta-feira (dia 27) o Connectivity Lab, um grupo de especialistas em informática e tecnologia aeroespacial que está desenvolvendo sistemas para levar internet ao mundo todo.

Os técnicos, alguns dos quais passaram antes pela Nasa ou pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), estudam a utilização de drones e de satélites capazes de transmitir sinais de internet por meio de raios infravermelhos.

A equipe faz parte da iniciativa internet.org, apresentada por Zuckerberg em 2013 em parceria com Nokia, Samsung e outras empresas, que ambiciona oferecer sinal wi-fi para as 5 bilhões de pessoas que vivem em áreas onde se carece de infraestrutura para conectar-se à rede.

"Fizemos um bom progresso até agora. Ao longo do ano passado, só com nosso trabalho nas Filipinas e no Paraguai se dobrou o número de pessoas que consomem conexão móvel de dados com os operadores com os quais nos associamos nestes lugares. Ajudamos três milhões de pessoas a ter acesso à internet", disse Zuckerberg em sua conta no Facebook.

Mas e na prática?

O Connectivity Lab, que começou com o mesmo grupo de engenheiros que montaram a infraestrutura do Facebook, propõe duas formas diferentes de abordar o problema:

1. Para áreas suburbanas em regiões limitadas por sua geografia o caminho a seguir é a utilização de drones movidos por energia solar capazes de voar durante meses, que requerem pouca logística para seu lançamento e oferecem conexões confiáveis.

2. Para regiões com baixa densidade populacional, a estratégia é o uso de satélites que emitam o sinal à Terra.

Em ambos casos, a conexão chegará através de raios infravermelhos capazes de transportar dados, uma tecnologia apelidada de FSO (Free-Space Optical Communication).

Confira o vídeo de apresentação do projeto:






Agora o Facebook vai controlar a internet também?

Instagram, WhatsApp e, mais recentemente, Oculus Rift foram aquisições de Zuckerberg que chegaram a incomodar usuários da rede. Agora a lógica ambiciosa, que capitaliza dados de usuários, vai se estender à conexão de internet? E a ideia é dar a conexão para pessoas em lugares remotos ou em regiões em desenvolvimento para que elas também se tornem usuárias (e mais dinheiro no bolso) do Facebook? Essas noções não estão (nem de longe) erradas. Mas a escolha fica entre conectar o mundo todo através da rede privada do Facebook ou negar acesso à internet para quem tem mais dificuldade de conseguir informações.






Project Loon

O Google já lançou uma iniciativa parecida, o Project Loon, que usaria balões de hélio para enviar sinal de internet aos lugares de difícil acesso. O projeto também se baseia an tecnologia de FSO.


Fonte: Galileu



0 comentários:

Postar um comentário