© Cyber Tech Nerd 2011 - 2014. Tecnologia do Blogger.
 

31 de julho de 2013

Desenvolvedores poderão usar 70% da memória RAM do Playstation 4

0 comentários


De acordo com fontes do site Digital Foundry, alguns desenvolvedores de games foram pegos de surpresa ao constatarem que só poderão usar cerca de 70% da memória RAM – parte responsável pelo processamento – do Playstation 4. Segundo a publicação, o sistema operacional do console usará 3.5 GB de seu total – 8 GB -, deixando 4.5 GB disponíveis para os jogos, com a opção de expansão em mais 1 GB com o recurso de “memória flexível”.

A notícia pegou gamers e desenvolvedores de surpresa, já que a o uso da memória RAM parece desproporcional para o processamento de games. Para base de comparação, no concorrente Xbox One, que também terá 8 GB de RAM, seu sistema operacional usará 3 GB.

A movimentação após a notícia do Digital Foundry fez a Sony se manifestar em um comunicado:

“Gostaríamos de esclarecer esse mal-entendido entre o uso direto e flexível da memória. A memória direta será usada para a estrutura normal de jogo e controles.A memória flexível será controlada pelo sistema do PS4 em prol do jogo e também deixará espaço livre para suas funcionalidades. No entanto, essa memória extra é 100% do jogo, e nunca será usada somente no sistema operacional, sendo possível usá-la para os desenvolvedores criarem os jogos. Não faremos nenhum comentário sobre a quantidade de memória reservada para o sistema ou seu uso”.

Sem mencionar as quantidades de memória reservadas para o jogo e sistema operacional, a Sony esclareceu o uso da parte “flexível”, mas deixou o percentual de divisão sem solução.

Sony confirma filme do Gran Turismo

0 comentários


​A Sony confirmou que o filme de Gran Turismo, sua franquia de simulação de carros, está em desenvolvimento. A informação foi dada por um porta-voz da Sony Computer Entertainment do Reino Unido ao site Joystiq.

A produção de Gran Turismo está nas mãos de Michael de Luca e Dana Brunetti, responsáveis por Rede Social e o ainda não lançado Cinquenta Tons de Cinza. Elizabeth Cantillon, Devon Franklin, e Hannah Minghella, da Sony Pictures, também estão envolvidos no projeto.

Uma grande leva de jogos está sendo produzida e transformada em obras cinematográficas. Um dos mais adiantados é Need For Speed, com Aaron Paul (de Breaking Bad), que deve chegar às telonas em março de 2014.

iPad 5 será menor e terá um design semelhante ao do iPad Mini

0 comentários






Com a aproximação do mês em que a Apple deve renovar a sua linha de iGadgets, os rumores e vazamentos começam vir à tona e acabam deixando os usuários cada vez mais ansiosos. Após o esquema de design do possível iPad 5 vazar na internet o artista Martin Hakek desenvolveu mock-ups do que deve ser o próximo iPad de 9,7 polegadas.

Pelo que podemos ver o novo iPad vai ser muito semelhante ao sucesso de vendas iPad Mini, com um design muito bonito e menor. Na quinta geração do tablet da Apple a espessura e as bordas devem ser reduzidas.

Confira abaixo algumas imagens dos mock-ups desenvolvidos por Martin Hakek:






30 de julho de 2013

PS Vita poderá ser usado como controle do PS4!!

0 comentários


Enquanto os gamers aguardam a chegada da nova geração de consoles – Playstation 4 e Xbox One serão lançados até o fim do ano -, muitas perguntas surgem sobre a compatibilidade de periféricos dos aparelhos. Um usuário do Twitter questionou Shuhei Yoshida, presidente mundial da Sony, se o portátil PS Vita poderia funcionar como um segundo controle para o console.



A resposta do fabricante foi evasiva.”Normalmente não. A não ser que o jogo tenha sido programado especificamente para que o PS Vita seja permitido”, respondeu Yoshida.

O esclarecimento do presidente da Sony abafou os rumores de que o console portátil pudesse ser um controle extra para todos os jogos do Playstation 4.

Por outro lado, para quem se desapontou com a notícia, a fabricante japonesa garante que todos os jogos disponíveis no PS4 poderão ser jogados no PS Vita através do Remote Play.

25 de julho de 2013

Call of Duty: Black Ops II terá fim de semana com XP em dobro no multiplayer

0 comentários



A Activision anunciou que neste fim de semana, o multiplayer de Call of Duty: Black Ops IIterá o dobro de XP ganho quando comparado normalmente.

O evento acontecerá entre sexta, 26 de julho, a partir das 14h e até segunda, 29 de julho, às 14h.

24 de julho de 2013

Marco Civil: Google não está animado com instalação de data center no Brasil

0 comentários




Durante um encontro com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o presidente do Google Brasil, Fabio Coelho, manifestou seu apoio à aprovação do Marco Civil da Internet. Porém, um dos pontos do texto gerou certo desconforto entre as partes: o novo capítulo que determina que os dados dos brasileiros na internet sejam armazenados em servidores no território nacional. O Google não está muito empolgado com a ideia de instalar um novo data center no Brasil para atender esse artigo do Marco Civil.

O gigante da web alega que não se trata apenas de uma questão financeira, mas, principalmente, da arquitetura da rede. O ministro das Comunicações argumentou dizendo que a empresa poderia aproveitar algumas das tecnologias que possui para levar internet para a Região Amazônica.

"Eles têm balões que podem prover internet na Amazônia. Tanto com balões fixos, como com os que voam a mais de 30 quilômetros de altitude. Eles sugeriram que eu visite a empresa nos Estados Unidos para dizer isso pessoalmente a seus chefes", disse Bernardo, conforme informações da Agência Brasil. O ministro deve realizar a viagem no segundo semestre deste ano.
Votação do Marco Civil

A aprovação do texto que regulamenta os direitos e deveres na rede está se arrastando há muito tempo, mas a divulgação do caso de espionagem do governo norte-americano e sua possível relação com dados brasileiros fez com que o governo estudasse a possibilidade de pedir urgência na tramitação do Marco Civil.

"A situação mudou, e há melhores condições para a votação. Por isso, sugerimos à Casa Civil e à Secretaria de Relações Institucionais que o governo peça urgência constitucional ao projeto. Se for acatado, mandaremos uma mensagem e, então, se estabelecerá o prazo de 45 dias para a votação em cada uma das casas", explicou o ministro Paulo Bernardo em relação às mudanças no texto do projeto.

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) também se manifestou contra a mudança no texto, pois ela acredita que a proposta de armazenamento de dados dos usuários brasileiros no país pode trazer restrições para o futuro do modelo de crescimento e neutralidade da indústria de internet no Brasil.

Já Demi Getschko, diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e Conselheiro do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), considerado um dos pioneiros da Internet no Brasil, acredita que qualquer tipo de mudança no texto do Marco Civil motivada pela pressão pela aprovação do documento após as denúncias do caso PRISM não seria "adequada nem aconselhável".


23 de julho de 2013

PS4 gravará até 15 minutos de gameplay; Xbox One apenas cinco

0 comentários


A Microsoft confirmou durante a Comic-Con 2013, em San Diego, nos EUA, que o Xbox One gravará de forma constante os 5 últimos minutos de jogo, para que possa ser editado e compartilhado da maneira que o jogador preferir.

Vale lembrar, durante o anúncio do Xbox One foi dito que o console também gravaria Achievements - permitindo ao jogador compartilhar o momento da conquista com os amigos.

Da mesma forma, o PlayStation 4 terá um sistema de captura de vídeo e compartilhamento, apresentado no anúncio do console. Esclarecendo a informação dada há alguns meses, um porta-voz da Sony confirmou ao site CVG que o PlayStation 4 gravará os últimos 15 minutos de jogo.

A ferramenta estará presente nos dois consoles da próxima geração, possibilitando edição dos trechos gravados e eventual compartilhamento dos mesmos.

Apesar de o recurso ser basicamente o mesmo, cada console apresenta suas particularidades. No console da Microsoft será possível ativar uma gravação de 30 segundos especificamente através do Kinect, com o comando "Xbox Record". Ainda não foi confirmado se este recurso estará presente no lançamento.

No PlayStation 4 teremos o botão "Share", que possibilitará um compartilhamento automático do conteúdo gravado em diversas redes sociais, via Ustream.




O futuro é social

Integração entre diversas plataformas, conectividade mobile, gravação e compartilhamento de gameplay são alguns dos recursos que ambos os consoles da nova geração trarão, de alguma forma.

Hoje em dia é difícil encontrar alguém que tenha acesso a um computador e que não esteja presente em ao menos uma rede social. Sony e Microsoft apostam pesado nos novos hábitos dos jogadores e preveem que a integração de suas máquinas com essa realidade será um grande atrativo aos usuários.

20 de julho de 2013

Curiosidades:carregar o celular via USB demora mais do que na tomada?

0 comentários



Tem coisa mais prática do que plugar o cabo USB do celular no notebook ou no desktop e deixá-lo carregando enquanto você usa o PC? Mas para quem tem pressa, essa nem sempre é a melhor opção. Entenda por que carregar o celular na porta USB do computador demora mais do que na tomada.

Existem três tipos de USB: a 1.0, 2.0 e a 3.0. A USB 2.0 é a que está presente, hoje, na grande maioria dos computadores. Contudo, essa porta fornece uma amperagem máxima de 0,5, sendo que as tomadas comuns chegam a 1,0 - ou seja, na USB 2.0, o celular pode demorar o dobro para carregar. Com uma porta USB 3.0, por outro lado, a vantagem já é maior, já que esta fornece até 0,9 A.

Apesar do computador estar plugado na tomada e ter energia suficiente para carregar seu smartphone rapidamente, ele precisa fornecer energia também para periféricos como o mouse e o teclado – e, claro, a porta USB em si apresenta limitações. Além disso, enquanto que na tomada a corrente é estável, a energia via USB pode sofrer variações, atrasando ainda mais o carregamento do seu aparelho.
Como carregar seu celular mais rapidamente

A primeira dica é verificar no manual do seu laptop ou computador se alguma das portas USB é 3.0. Caso ela exista, identifique-a e dê preferência a ela toda vez que for carregar um celular ou tablet. Por fornecer uma amperagem maior, o carregamento certamente será mais rápido.

Se a pressa é quem manda, experimente colocar o aparelho em “Modo Avião” enquanto ele é carregado. Dessa forma, energia não será gasta com GPS, Bluetooth ou 3G. Desligá-lo só irá piorar a situação, já que o processo de liga e desliga consome ainda mais bateria.


16 de julho de 2013

Curiosidades:O que é uma imagem ISO?

0 comentários


Quando você grava um CD ou DVD, há dentro dele diversos arquivos que o compõe. A imagem ISO, portanto, nada mais é do que o agrupamento de todos esses elementos – incluindo boots e atributos. Um arquivo desse tipo pode ser, por exemplo, copiado e gravado em um CD ou DVD, montado de forma virtual ou extraído para o disco rígido.


A grande vantagem da imagem ISO é poder ter acesso ao conteúdo de um CD ou DVD sem precisar de uma mídia física. Assim, é possível compartilhar software e até mesmo sistemas operacionais inteiros usando uma rede local ou a internet – afinal, hoje a grande maioria dos programas de gravação de disco suportam esse tipo de arquivo e é fácil criar um ambiente virtual para usá-lo. É útil também criar cópias ISO de suas mídias físicas como forma de backup.



Diferente dos arquivos .ZIP, a imagem ISO não é comprimível. Sendo assim, o tamanho do arquivo será exatamente aquele do CD ou DVD. As imagens ISO são usadas pelo sistema operacional Windows, sendo que o Mac OS X é compatível apenas com o formato CDR, que tem as mesmas funções e características do ISO.

Como criar e ler uma imagem ISO


Uma imagem ISO pode ser criada a partir de uma mídia física já existente ou com um grupo de arquivos do computador. Para ambos os casos, você precisará de ferramentas como o Free DVD ISO Burner e o Free ISO Creator, ambos gratuitos.

Já para acessar esse tipo de arquivo sem precisar queimar um CD ou DVD, há programas que criam um emulador virtual para a imagem ISO. Uma boa dica para isso é usar o software gratuito Virtual CloneDriver.

15 de julho de 2013

Começa a venda de ingressos para a Brasil Game Show 2013

0 comentários



Em outubro, São Paulo vai receber a sexta edição da Brasil Game Show (BGS) e os ingressos para a feira de jogos já estão sendo vendidos. Os passaportes para um dia de evento custam a partir de R$ 40 e começaram a ser comercializados nesta segunda-feira (15) apenas via Internet.

A feira será novamente realizada no Expo Center Norte e estará aberta ao público nos dias 26, 27, 28 e 29 de outubro, e nos dias 24 e 25 apenas para jornalistas e empresários. Algumas empresas já estão confirmadas para o evento, como a NVIDIA – que vai trazer seu novo console, o Shield para que os participantes possam testá-lo – Electronic Arts e Level UP!. A primeira apresentação do PlayStation 4 também deve ser uma das principais atrações da feira.

Para evitar a ação de cambistas, a BGS alerta em seu site que todos os ingressos serão nominais e o visitante deverá comprovar sua identidade pelo documento de identificação com foto no acesso à feira. Além disso, as vendas serão feitas apenas pela Internet, ou seja: nada de pontos de venda ou bilheterias no local do evento.


14 de julho de 2013

Samsung lança televisores menores com resolução 4K para ampliar seu mercado

0 comentários






Visando ampliar o seu mercado consumidor para televisores com resolução 4K, a Samsung apresentou novos modelos mais acessíveis e menores do que seu primeiro aparelho de 85 polegadas. Os modelos de 55 e de 65 polegadas iniciarão o período de pré-venda nos Estados Unidos no dia 21 de julho, e a entrega dos aparelhos começará em agosto. As informações são do CNET.

A UN55F9000, de 55 polegadas, e a UN65F9000, de 65 polegadas, custarão US$ 5.499 (R$ 12 mil) e US$ 7.499 (R$ 16,9 mil), respectivamente. Os valores dos televisores da Samsung são cerca de US$ 500 (R$ 1.131) mais caros do que os televisores 4K da série X900 da Sony, que começaram a ser distribuídas neste mês.

A série F9000 possui o mesmo design e recursos da linha F8000 como ferramentas Samsung Smart TV, câmera integrada de controle de gestos, reconhecimento de voz, controle remoto touchpad e tecnologia 3D. O grande diferencial dos novos modelos é sua resolução em 4K, que é o equivalente a quatro vezes a resolução do Full HD e é capaz de reproduzir imagens a uma resolução de 3840x2160 pixels. Além disso, os novos televisores também possuem dois canais de áudio 2.2 de 70 watts, três vezes mais potentes do que os presentes em um televisor comum.


O mercado de televisores 4K ainda enfrenta um problema quando o assunto são os conteúdos produzidos nesta definição. No entanto, os novos aparelhos da Samsung, assim como de outras fabricantes, possuem um sistema que converte as fontes de alta definição para a exibição em uma tela com resolução 4K.


12 de julho de 2013

20 coisas que talvez você não saiba sobre o PlayStation 4

0 comentários





1- O PlayStation Dynamic Menu unirá em um só lugar sua biblioteca de jogos, conteúdo social (vídeos) e jogos em aguardo. Poderá ser acessada por movimento;
2- O HD de 500 GB poderá ser trocado por um igual ou melhor;
3- Cada jogador pode efetuar login em qualquer PlayStation 4, basta estar conectado;
4- Complementando a número 3, o usuário poderá configurar o videogame como "home", podendo assim, compartilhar vídeos e conteúdo da PSN Plus;
5- Primeiro da linha PlayStation a trazer um cabo HDMI na caixa;
6- O PlayStation 4 não apresenta trava de região;
7- O acessório PlayStation Camera grava em 3D, e segundo a Sony, em boa qualidade;
8- PlayStation Camera possui quatro microfones para detecção de som e identificação da fonte com precisão;
9- O Video Unlimited vai permitir streaming de filmes no PlayStation pela primeira vez;
10- O jogador poderá navegar entre jogos, apps e o PlayStation Dynamic Menu;
11- O touchpad do DualShock4 será um botão pressionável, também;
12- O PlayStation App para iOS e Android permitirá utilizar smartphones e tablets como segunda tela, comprar e instalar jogos remotamente e ver amigos que estão online;
13- PS4 tem cross-game chat;
14- Melhoria significativamente na compressão e descompressão de vídeo, possibilitando a gravação dos últimos minutos de jogos, que segundo a Sony, poderão ser compartilhados instantaneamente com o botão share;
15- O suspend mode, assim como já acontece no PS Vita, permitirá pausar um jogo ou qualquer outra aplicação, para ser continuado depois;
16- Updates e downloads de jogos rodando em background ou em standby;
17- O serviço Gaikai vai oferecer os melhores jogos do PlayStation 3 e será constantemente alimentado por novos conteúdos;
18- A sua conta na PSN Plus será a mesma no PS3, PS4 e no PS Vita;
19- A Sony Pictures está trabalhando em novos títulos para o mercado, e que logo serão anunciados;
20- São mais de 140 jogos em desenvolvimento para o PlayStation 4.

11 de julho de 2013

Rússia volta a usar máquinas de escrever para evitar espionagem, afirma jornal

0 comentários
maquina de escrever


O medo da espionagem praticada pela Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos tem feito com que algumas atitudes inusitadas sejam tomadas. Segundo o jornal russo 'Izvestia', o Serviço Federal de Proteção local comprou 20 máquinas de escrever para proteger dados e informações sigilosas do vazamento pelo meio digital. As informações são do jornal A Folha de S. Paulo.

O programa PRISM foi revelado no último mês pelo ex-funcionário da NSA, Edward Snowden. Os documentos vazados mostram que o governo norte-americano monitora com frequência as ligações telefônicas e a atividade na internet dos norte-americanos, bem como de diversos outros países, incluindo o Brasil.

Fontes próximas ao governo russo informaram à publicação que a decisão de voltar a usar as máquinas de escrever era analisada pelas autoridades há três anos, desde que o WikiLeaks divulgou os primeiros documentos sobre a política externa norte-americana, com a medida estudada conquistando mais adeptos com as revelações de Snowden. A decisão foi tomada efetivamente depois que as escutas feitas pelos norte-americanos das atividades do atual primeiro ministro e então presidente da Rússia, Dimitri Medvedev, durante a G20 de 2009, foram divulgadas.

As máquinas são usadas em todas as repartições que tratam de assuntos confidenciais e as fontes afirmam que o Ministério da Defesa russo nunca deixou de usá-las, por considerá-las mais seguras e menos vulneráveis a casos de espionagem eletrônica.



9 de julho de 2013

Novo trailer de GTA V mostra cenas do gameplay

0 comentários




A Rockstar lançou o terceiro trailer de "Grand Theft Auto V" nesta terça-feira (09). Porém, este é o primeiro vídeo que traz cenas do gameplay do esperado jogo da franquia que pela primeira vez contará com três protagonistas.


O primeiro trailer divulgado pela produtora focou em preparar o cenário, mostrando a localização e a história subjacente ao jogo. Já o segundo trailer foi completamente focado em apresentar os novos personagens, Franklin, Trevor e Michael, que inclusive ganharam um vídeo dividido em três partes para mostrar maiores detalhes sobre cada um deles. O jogo será lançado em 17 de setembro para PlayStation 3 e Xbox 360 e terá legendas em português.


5 de julho de 2013

Cube World Download - Alpha

2 comentários






O Cube World, é um jogo de aventura. Onde o jogador deve criar um personagem, em um mundo aberto. E então explorar o mundo em busca de recursos e procurar melhorar seu personagem, assim como qualquer “RPG”.


O diferencial do jogo é pelo fato da customização ser bem maior, em relação ao outros de mesmo gênero.




4 de julho de 2013

Mais que 4G: entenda a tecnologia LTE-Advanced

0 comentários


Se você acompanha as notícias sobre tecnologia no Brasil, com certeza tem visto toda a novela que envolve a implantação da rede de internet móvel de alta velocidade no país. O 4G encontra vários obstáculos, como dificuldades na implantação da infraestrutura e todos os problemas envolvendo a frequência da banda a ser utilizada (aqui, a escolhida foi a mesma da TV analógica).

Pois saiba que, antes mesmo de a maioria dos brasileiros terem sequer um gostinho de como é poder navegar em alta velocidade utilizando o smartphone, diversos países do mundo já começam a implementar novidades nas redes, como o chamado LTE-Advanced, por exemplo. Você já ouviu falar sobre essa nova tecnologia?
4G, LTE, WiMAX... O que é tudo isso?

Desde que o 3G começou a se popularizar, duas tecnologias para tornar a internet móvel ainda mais rápida começaram a “competir” pelo mercado. Nos anos 2000, tanto o Long Term Evolution (LTE) quanto o Worldwide Interoperability for Microwave Access (WiMAX) tinham um bom potencial de evolução. Ou seja, a alcunha 4G quer dizer, simplesmente, que essa é a quarta geração da internet sem fio de alta velocidade.



Para deixar tudo mais claro, basta pegar um aparelho como o HTC Max 4G, por exemplo. O gadget, apesar de trazer a marca “4G”, só é capaz de trabalhar com um padrão, o WiMAX. Assim, mesmo com capacidade para suportar a internet de alta velocidade, isso não quer dizer que ele trabalhe com qualquer tipo de rede 4G.

Por isso, como os dois padrões acabaram sendo continuados, em diversos países o WiMAX e o LTE estão disponíveis para uso, havendo toda a infraestrutura específica para que ambas funcionem. A Coreia do Sul, por exemplo, disponibiliza as duas redes para os seus habitantes ficarem sempre conectados.

Isso pode até parecer algo bem “pomposo”, mas o fato é que as duas tecnologias apresentam sistemas de implantação e funcionamento bem semelhantes. A diferença básica é que o WiMAX trabalha com um único canal de transmissão e recebimento de dados, enquanto o LTE utiliza dois, quebrando a banda em um canal de envio e outro de recebimento.


Há, também, correntes de estudos que dizem que ambos representam somente uma evolução do 3G –, mas que nenhum dos dois trata de uma nova geração de telecomunicações. Isso porque haveria alguns pré-requisitos que ainda não foram alcançados, ou seja, o LTE, por exemplo, seria considerado como um “3.9G”.

Segundo o site do Grupo de Teleinformática e Automação da UFRJ, a International Telecommunication Union (ITU) estabeleceu algumas regras básicas para que uma rede seja considerada de 4G, como suporte à taxa de 100 Mbit/s para situações de alta mobilidade e de até 1 Gbit/s para aquelas de baixa mobilidade.
LTE: muito mais adeptos

Se algumas nações dão prosseguimento ao uso das duas tecnologias, estudos de mercado apontam que o LTE pode ganhar de goleada o futuro das telecomunicações. A previsão de mercado da iSuppli para os usuários de internet de alta velocidade já apontavam, em 2011, que em 2014 o número de assinantes de serviços LTE deveria passar dos 303 milhões, ao passo que o WiMAX deve contar com apenas 10% disso, 33,4 milhões.

Em um novo levantamento realizado em janeiro desse ano, a iSuppli deu ainda mais gás para o LTE. Segundo a companhia, o crescimento da adoção da tecnologia deve ser ainda mais exponencial, passando da marca de 1 bilhão de usuários em 2016. E isso pode ser reflexo também das inovações da rede, como a nova LTE-Advanced. Vale lembrar que no Brasil, o LTE é o padrão utilizado.
LTE-Advanced: velocidades quase absurdas

Segundo o 3GPP, o desenvolvimento da LTE-Advanced é um esforço realizado para que a internet móvel de alta velocidade consiga prover uma taxa ainda mais alta de transferência de bits com uma eficiência de custos muito mais atraente.


Além disso, a ideia é conseguir, também, cumprir os requisitos impostos pelo ITU – que vão além daqueles citados logo acima. Confira quais são, segundo os dados do GTA da UFRJ:
Taxas de pico de 1 Gbps para Downlink e 500 Mbps para Uplink;
Largura de banda maior que 70 MHz para o downlink e 40 MHz para o uplink;
Taxa de transferência média para o usuário três vezes maior do que no LTE;
Capacidade três vezes maior do que no LTE, refletida como a eficiência do espectro;
Capacidade de pico – Downlink: 30 bps/Hz, Uplink: 15 bps/Hz;
Flexibilidade do espectro: suporte à agregação espectral e largura de banda escalável;
Mobilidade igual à do padrão LTE;
Cobertura deve ser otimizada;
Compatibilidade com redes anteriores.

Apesar de várias dessas exigências parecerem quase que inalcançáveis, o fato é que o LTE-Advanced já vem conseguindo cumprir esse papel. E o melhor: alguns consumidores já conseguem desfrutar de velocidades absurdas e que, em muitos casos, são até 20 vezes mais rápidas que o 4G utilizado aqui no Brasil, por exemplo.

A companhia russa Yota, por exemplo, é uma das primeiras em todo o planeta a oferecer o sinal, comercializando planos de 300 Mbps por 1.440 rublos (cerca de 98 reais, em conversão simples). Aqui, no entanto, o uso é exclusivamente empresarial.

Em contrapartida, a operadora sul-coreana SK Telecom já disponibiliza o LTE-A para todos os seus clientes. E as taxas de transmissão são realmente absurdas. Segundo o The Verge, por exemplo, que testou a tecnologia lá na Coreia do Sul, em testes simples eles conseguiram realizar downloads atingindo até 102 Mbps.

A companhia, no entanto, cita que essa velocidade é até baixa se levarmos em conta toda a capacidade da conexão. De acordo com a operadora, o LTE-Advanced é tranquilamente capaz de chegar a taxas de 150 Mbps para download e 37,5 Mbps para uploads – algo inimaginável até pouco tempo atrás. E sabe o que é melhor para os clientes? A SK Telecom disponibiliza o serviço sem cobrar nenhum pagamento adicional. Será que isso acontecerá um dia por aqui?
EUA deve receber o LTE-A ainda em 2013

Consumidores ocidentais não precisam se desesperar (pelo menos não os norte-americanos), pois a tecnologia do novo 4G deve chegar em breve a diversos outros países. O presidente da Verizon, por exemplo, Nicola Palmer, diz que a ideia da empresa é liderar “com folgas” o mercado nos EUA.


Para tanto, a companhia deve utilizar todo o seu poder de trabalho com o espectro de 700 MHz e juntá-lo ao novo espectro AWS, adquirido recentemente. Com isso, a ideia é entregar muito mais velocidade, garantindo que o LTE-Advanced vai, de fato, ser muito mais rápido que o atual 4G.

Além deles, a T-Mobile também está se mexendo e promete trazer a nova velocidade ainda no segundo semestre desse ano. A diferença, contudo, está na cobertura: enquanto a Verizon atua com o LTE em mais de 500 mercados, a T-Mobile atinge somente 7 – um verdadeiro abismo.
Então não se trata do 5G?

Não, o LTE-Advanced não pode ser chamado de 5G. Esse erro já foi cometido por diversos especialistas em telecomunicações, contudo, os próprios desenvolvedores da tecnologia a reconhecem somente como uma grande evolução do LTE.

Além disso, vale lembrar também que nem mesmo a atual geração de 4G atinge as exigências necessárias para receber tal alcunha, como citamos logo acima. Dessa forma, o LTE-A pode ser considerado, na verdade, como o real alcance da quarta geração, ou seja, o 4G “de verdade”.
E os aparelhos?

Como o LTE-Advanced começou a ser adotado e vem se mostrando uma realidade, as companhias também não perdem tempo e diversos gadgets com suporte à tecnologia começam a aparecer vindos de diversos fabricantes.



Vale lembrar que uma das exigências é que os aparelhos tenham, também, compatibilidade com as redes “inferiores”, ou seja, ninguém seria prejudicado ao comprar um gadget com a tecnologia. Dessa forma, imagens de um novo Galaxy S4 com suporte ao LTE-A já pipocam na internet, por exemplo.

Assim como a Samsung, outras empresas também já estão se mexendo. O iPhone 5S, por exemplo, pode contar com suporte à nova rede, como o The Korea Times noticiou nos últimos dias. A LG deve lançar o seu novo Optimus G2 já trabalhando com as novas velocidades. Ou seja, todos os grandes fabricantes já se preparam para essa verdadeira revolução da conectividade móvel.
É possível ser ainda mais rápido?

Enquanto a implantação do LTE-Advanced mal começou, muita gente está de olho na próxima geração de comunicação de alta velocidade. Há várias frentes de pesquisa, algumas atingindo resultados realmente impressionantes e que superam a marca de 1 Gbps.



A Samsung, por exemplo, investe em pesquisas próprias para desenvolver as novas tecnologias que dariam forma ao 5G. A companhia, inclusive, já realiza testes e diz que tais novidades podem surgir em menos de dez anos. A perspectiva é que em 2020 nós já possamos navegar em velocidades muito superiores às atuais.

Mas esse não é o único investimento da Samsung nesse sentido. A empresa faz parte de uma parceria público-privada entre o governo do Reino Unido e diversas empresas globais do setor de telecomunicações que criou um centro de pesquisas focado no desenvolvimento da quinta geração da internet móvel (parceria que envolve Fujitsu, Huawei, Rohde-Schwarz, Internacional VIACOM, Telefônica Europa e a própria Samsung).

Já o chamado Cloud-RAN promete ir ainda mais longe. A tecnologia, que tem a fabricante Huawei como principal apoiadora, trabalha com redes de acesso via rádio baseadas na nuvem. Com implantação prevista para acontecer entre 2020 e 2030, as velocidades atingidas poderiam chegar à marca de 10 Gb/s – algo cem vezes mais rápido que o LTE-Advanced. Nada mal, não é mesmo?


3 de julho de 2013

Hackers invadem site da Ubisoft e roubam senhas de usuários

0 comentários




A Ubisoft anunciou que seu banco de dados foi invadido, e que o acesso não autorizado a um de seus sites fez com que informações pessoais de seus usuários fossem reveladas. O ataque resultou no roubo de nomes de usuários, endereços de e-mails e senhas criptografadas.

"Já tomamos medidas para bloquear este acesso, iniciar uma investigação aprofundada com as autoridades competentes, especialistas em segurança interna e externa, e para começar a restaurar a integridade de todos os sistemas comprometidos", disse a empresa por meio de um comunicado oficial.

A Ubisoft não especificou qual de seus sites foi invadido ou por quanto tempo os invasores tiveram acesso às informações. A empresa pede que seus usuários tenham muita cautela ao utilizar o site e que alterem suas senhas para evitar maiores problemas de segurança. "Recomendamos que você mude sua senha em qualquer outro site ou serviço que você use a mesma senha ou alguma semelhante."

A medida é importante, pois, em alguns casos, senhas criptografadas podem ser convertidas em sua forma original com o uso de programas específicos. Vale ressaltar que senhas mais complexas também são mais difíceis de serem decifradas, e por isso os especialistas em segurança recomendam uma mistura de números, símbolos e letras maiúsculas e minúsculas na criação de senhas fortes.

1 de julho de 2013

Curiosidades:Como funciona o medo??

0 comentários

Introdução


Está escuro e você está sozinho em casa. Com exceção do programa que você está assistindo na TV, o silêncio é total. Então, você ouve a porta da frente repentinamente batendo. Sua respiração acelera. Seu coração dispara. Seus músculos enrijecem. Um segundo depois, você percebe que não tem ninguém tentando entrar em sua casa. Era apenas o vento.

Mas, por meio segundo, você sentiu tanto medo que reagiu como se sua vida estivesse em perigo. O que causa essa reação tão intensa? O que é o medo exatamente? Neste artigo, vamos examinar as propriedades físicas e psicológicas do medo, descobrir o que causa uma reação de medo e ver algumas maneiras de derrotá-lo.


O que é o medo?
O medo é uma reação em cadeia no cérebro que tem início com um estímulo de estresse e termina com a liberação de compostos químicos que causam aumento da freqüência cardíaca, aceleração na respiração e energização dos músculos. O estímulo pode ser uma aranha, um auditório cheio de pessoas esperando que você fale ou a batida repentina da porta de sua casa.



O cérebro é um órgão extremamente complexo. Mais de 100 bilhões de células nervosas compõem uma intrincada de rede de comunicações que é o ponto de largada para tudo o que sentimos, pensamos ou fazemos. Algumas dessas comunicações levam ao pensamento e à ação consciente, ao passo que outras produzem respostas autônomas. A resposta ao medo é quase inteiramente autônoma: não a disparamos conscientemente.

Como as células do cérebro estão constantemente transferindo informações e iniciando respostas, há dúzias de áreas do cérebro envolvidas no sentimento de medo. Mas pesquisas mostram que determinadas partes desempenham papéis centrais nesse processo.






Tálamo - decide para onde enviar os dados sensoriais recebidos (dos olhos, dos ouvidos, da boca e da pele).
Córtex sensorial - interpreta os dados sensoriais.
Hipocampo - armazena e busca memórias conscientes, além de processar conjuntos de estímulos para estabelecer um contexto.
Amígdala (Tonsila cerebelar) - decodifica emoções, determina possíveis ameaças e armazena memórias do medo.
Hipotálamo - ativa a reação de "luta ou fuga".

O processo de criação do medo começa com um estímulo assustador e termina com a reação de luta ou fuga. Mas há pelo menos dois caminhos entre o início e o final do processo.

Criando medo
O processo de criação do medo acontece no cérebro e é totalmente inconsciente. Há dois caminhos envolvidos na reação de medo: o caminho baixo é rápido e desordenado, ao passo que o caminho alto leva mais tempo e entrega uma interpretação mais precisa dos eventos. Ambos os processos acontecem simultaneamente.

A idéia por trás do caminho baixo é "não arrisque". Se a porta da frente de sua casa repentinamente bate, pode ser o vento, mas também pode ser um ladrão tentando entrar. É muito menos perigoso presumir que se trata de um ladrão e descobrir que era só o vento do que presumir que é o vento e aparecer um ladrão em sua frente. O caminho baixo é do tipo que atira primeiro e pergunta depois. O processo desse caminho é mais ou menos assim:






A porta batendo é o estímulo. Quando você ouve o som e vê o movimento, seu cérebro envia esses dados sensoriais para o tálamo. Nesse ponto, o tálamo não sabe se os sinais que está recebendo são sinais de perigo ou não. Mas, pelo fato de poder ser, ele encaminha a informação para a amígdala. A amígdala, por sua vez, recebe os impulsos neurais e age para proteger você: ela diz ao hipotálamo para iniciar a reação de luta ou fuga.

O caminho alto é muito mais ponderado. Ele reflete sobre todas as opções. Será um ladrão ou será que é o vento? Esse é um processo meis longo.






Quando seus olhos e ouvidos captam o som e o movimento da porta, eles desviam essa informação para o tálamo, que, por sua vez, envia a informação para o córtex sensorial, no qual é interpretada em busca de um significado. O córtex sensorial determina que há mais de uma interpretação possível para os dados e os envia ao hipocampo para que ele estabeleça um contexto. O hipocampo faz perguntas como: "Eu já vi este estímulo específico antes? Se vi, o que significou naquela vez? O que mais está acontecendo que pode me indicar se isso é um ladrão ou efeito de um vento forte"? O hipocampo pode captar outros dados sendo enviados pelo caminho alto, como o bater de galhos contra a janela, ruídos externos, etc. E, levando em consideração essas outras informações, ele determina que a batida da porta provavelmente foi resultado do vento. Depois, envia uma mensagem para a amígdala dizendo que não há perigo e a amígdala informa ao hipotálamo para desligar a reação de luta ou fuga.

Os dados sensoriais a respeito da porta (os estímulos) seguem os dois caminhos ao mesmo tempo. Mas o caminho alto leva mais tempo do que o caminho baixo. É por isso que você tem um ou dois momentos de medo antes de se acalmar.






Tanto o caminho alto quanto o caminho baixo levam ao hipotálamo. Essa parte do cérebro controla a reação de sobrevivência chamada de reação de luta ou fuga.

Luta ou fuga
Para produzir a reação de luta ou fuga, o hipotálamo ativa dois sistemas: o sistema nervoso simpático e o sistema adrenocortical. O primeiro usa vias nervosas para iniciar reações no corpo, ao passo que o segundo usa a corrente sangüínea. Os efeitos combinados dos dois sistemas são a reação de luta ou fuga.

Quando o hipotálamo informa ao sistema nervoso simpático que é hora de entrar em ação, o efeito geral é que o corpo acelera, fica tenso e mais alerta. Se houver um ladrão à porta, você vai ter de fazer algo, e rápido. O sistema nervoso simpático envia impulsos para as glândulas e músculos lisos e diz à medula adrenal para liberar adrenalina e noradrenalina na corrente sangüínea. Esses "hormônios do estresse" efetuam várias mudanças no corpo, incluindo um aumento na freqüência cardíaca e na pressão sangüínea.

Ao mesmo tempo, o hipotálamo livra o fator de liberação de corticotropina (CRF) na glândula pituitária, ativando o sistema adrenocortical. A glândula pituitária (uma das principais glândulas endócrinas - em inglês) secreta o hormônio ACTH (hormônio adrenocorticotrópico), que se move pela corrente sangüínea e finalmente chega ao córtex adrenal, no qual ativa a liberação de aproximadamente trinta hormônios diferentes para preparar o corpo para lidar com uma ameaça.






A vazão repentina de adrenalina, noradrenalina e vários outros hormônios causa mudanças no corpo:
aumento da pressão arterial e freqüência cardíaca;
as pupilas dilatam para receber a maior quantidade possível de luz;
as artérias da pele se contraem para enviar uma quantidade de sangue mais significativa aos grupos musculares maiores (reação responsável pelo "calafrio" muitas vezes associado com o medo - há menos sangue na pele para mantê-lo aquecido);
o nível de glicose sangüínea diminui;
os músculos enrijecem, energizados por adrenalina e glicose (reação responsável pelos arrepios - quando pequenos músculos conectados a cada pêlo da superfície da pele tensionam, os fios são forçados para cima, puxando a pele com eles);
a musculatura lisa relaxa para permitir que entre uma maior quantidade de oxigênio nos pulmões;
sistemas não essenciais (como o digestivo e o imunológico) são desligados para guardar a energia para as funções de emergência;
há dificuldade para se concentrar em tarefas pequenas (o cérebro deve se concentrar em somente uma coisa para determinar de onde vem a ameaça).

Todas essas reações físicas têm a intenção de lhe ajudar a sobreviver a uma situação perigosa. O medo (e a reação de luta ou fuga em particular) é um instinto que todo animal possui.