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29 de abril de 2013

Minecraft 1.6 está chegando! Download da Snapshot/Pre release.

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É isso mesmo galera, Minecraft 1.6 está por vir, e ira trazer muitas novidades!!!

Novidades:

-Cavalos


O cavalo foi baseado no trabalho de John Olarte (DrZhark), criador do Mo’ Creatures, o cavalo é uma criatura passiva, e que será possível domesticar, ele um animal bem mais complexo do que os outros, e para domestica-lo será necessário alguns itens: Maça, Cenoura, Trigo ou Açúcar, ao dar um esses itens para o cavalo passa a gostar de você e permite que o monte, utilizando a cela.
*Lembre-se quando for dar os itens fique em cima do cavalo.

Cada cavalo tem uma habilidade, alguns são bons em pular, outros são mais fortes, e assim por diante.

Eles spawnam nas planícies.

Ao matar um cavalo, há uma chance de ele dropar couro.

O cruzamento de um burro com um cavalo formam as Mulas, que possuem a velocidade e salto dos cavalos e podem ter baús.

Cela: A cela é um novo item do Minecraft que permite você montar o cavalo domado. Para fazer você precisara de couro e ferro, da mesma forma que a cela do Mo’ Creatures.

Armadura para cavalos: Agora seu cavalo também poderá ir pro PVP, isso mesmo seu cavalo também poderá ter armadura, imagine uma batalha de cavalos, onde o os Players lutam com cavalos, isso vai render guerras épicas.


Feno: Um novo bloco que serve para alimentar seu cavalo, e acho eu que também outros mobs. Ele também será um bloco decorativo. É feito de trigo. Não achei muitas informações sobre ele.

Cavalos Monstros : Pelo que parece será adicionado cavalos monstros: Cavalos Zumbis e Cavalos Esqueletos. Ainda na há muitas informações sobre isso.


Burros: Os burros não poderão usar armaduras, mas carregarão baús.

Mulas: Possuem a velocidade e salto dos cavalos, e podem carregar baús.


Cordas:
A corda é novo item que permitira prender mobs pacíficos em uma cerca, será bem útil para prender seu cavalo, seu lobo ou seu gato.


Carpete:
O carpete será o novo bloco decorativo no Minecraft 1.6, é feito com lã, e vai deixar sua casa muito bonita.



Armadura com encantamento:
Quem tiver o encantamento de ‘Respiração’ pode ver de baixo da água.



Estações do ano:
Uma coisa muito interessante para ser adicionado, é que durante o inverno os dias passarão um pouco mais rápidos.



Novo launcher:
O launcher mudará, agora a barra de login fica do lado esquerdo. E você poderá escolher a versão que você quer jogar.

25 de abril de 2013

Nintendo Não Fará Conferência Na E3 2013

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A Nintendo não fará nenhuma conferência na E3 2013, uma das principais convenções de games do mundo, que acontece entre os dias 11 e 13 de junho, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Segundo opresidente da empresa japonesa, Satoru Iwata, como eles não têm nenhum novo console para apresentar, eles preferiram organizar pequenos eventos focados no lançamento de jogos para o mercado americano.




“Não estamos planejando lançar nenhum hardware e nossa principal atividade na E3 será apresentar e deixar as pessoas vivenciar nossos softwares”, explicou o CEO no relatório financeiro da Nintendo, publicado na última última quarta-feira (24) . “Muitas pessoas certamente estão interessadas em saber mais sobre os títulos do Wii U que vamos anunciar. Nós vamos usar a E3 como um oportunidade ideal para falar em detalhes sobre os jogos do Wii U que vamos lançar este ano e também planejamos fazer o possível para os visitantes testem o jogo imediatamente. Como desafio, estamos trabalhando para estabelecer uma nova apresentação para a E3”.

19 de abril de 2013

Slendytubbies Download

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Slendytubbies traz mais uma variação do famoso Slender, porém adotando como personagens principais os Teletubbies.

Aqui, você precisa fugir do Teletubbie roxo, Tinky Winky, que está possuído por uma entidade maléfica.

O jogo mantém a temática do seu inspirador, sendo um título de terror e com direito a dar muitos sustos em seus destemidos jogadores.
Sustos e Teletubbies

Não há um enredo muito específico sobre o que aconteceu, mas Tinky Winky foi tomado por uma entidade maligna e matou os outros integrantes do grupo. O problema é que você, um Teletubbie branco (com uma cartola na cabeça), está preso na terra feliz junto com a criatura que perdeu completamente a cabeça.



O seu objetivo é encontrar 10 tortinhas (que estão espalhadas pelo imenso cenário) antes que o Tinky Winky o ache e faça dessa a última vez que você seja visto.
Entre na floresta

Um dos grandes diferenciais do jogo com relação a outras paródias de Slender é que você pode tanto jogar sozinho quanto em grupo (multiplayer). O game possui três níveis para você escolher, classificados por grau de terror. “Scary” se passa durante o dia, “Scarier” ocorre ao anoitecer e no “Scariest” o cenário já está completamente escuro (ou seja, é noite).

O primeiro passo consiste em escolher a opção que você julgar mais apropriada para a sua diversão. Não há um aumento real na dificuldade do jogo entre os níveis; no entanto, é bem mais difícil vasculhar o cenário atrás das tortinhas com ele totalmente escuro. O jogo é em primeira pessoa, mas ele possibilita que você modifique o personagem (clicando no botão disponível na tela para tal).



Então, é necessário começar o jogo utilizando a tecla E para a função. A movimentação do seu Teletubbie na tela é feita tanto pelas setas direcionais do teclado ou pela combinação clássica W, A, S e D. A câmera é controlada pelo mouse (apenas mexendo o periférico na direção desejada). Para pegar uma tortinha, basta encostar nela.

Durante o jogo, além das tortas, você também pode encontrar os outros Teletubbies, porém no estado no qual o Tinky Winky os deixou após o seu ataque de fúria. Da mesma forma, é preciso evitar esse vilão, pois ele não será nada bonzinho. No entanto, caso isso aconteça, o ideal é que você fuja o mais rápido possível, evitando receber muito dano.

18 de abril de 2013

Windows Blue pode trazer de volta o botão "Iniciar"

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Windows Blue

A Microsoft deverá trazer mudanças importantes para seu sistema operacional em sua próxima atualização. Chamada de Windows Blue, ela permitirá acesso ao desktop padrão do sistema logo após seu início, sem a necessidade de passar pela interface Metro.

A mudança coincide com o desejo de alguns usuários por recursos presentes em versões mais antigas do Windows, segundo a Microsoft. O botão "Iniciar", que abre um menu de opções básicas, também deve voltar.

A fabricante também deve trazer melhorias no suporte a multitarefa, com exibição de mais de um programa na mesma tela. A interface também terá cores mais contrastantes e maior integração com a plataforma da nuvem da Microsoft, o SkyDrive.

A lista de atualizações divulgada até então fecha com uma nova versão do Internet Explorer. A Microsoft deve disponibilizar o Windows Blue nos próximos meses numa prévia. O lançamento oficial ocorrerá no fim do ano.

17 de abril de 2013

Curiosidades: Por que temos pesadelos?

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Eles são um sinal de que algo não vai bem no departamento psicológico, indicando conflitos interiores, questões mal resolvidas ou excesso de ansiedade. "Existem casos que são fruto de um trauma. Se, por exemplo, uma pessoa foi assaltada e não quer mais sair de casa, ela terá pesadelos que a farão reviver a situação - como se o cérebro enviasse a mensagem de que ela tem que passar por aquilo de novo, até superar seu medo.

 Outro caso comum é o de pessoas muito ansiosas, que, geralmente, sonham com situações difíceis, mas possíveis, no dia-a-dia (nada de monstros ou criaturas fantasiosas!), como perder a hora ou sofrer uma perseguição", afirma a psicóloga Vânia Sartori, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os casos mais graves são os de indivíduos que sofrem de medos patológicos - como a chamada síndrome do pânico e fobias em geral - e, por causa disso, têm pesadelos quase todas as noites.

No outro extremo está a ansiedade mais simples, como costuma ocorrer, por exemplo, na véspera de um vestibular. Outra fonte comum de pesadelos são traumas do passado - em geral da infância - que permanecem gravados no subconsciente.

16 de abril de 2013

Claro lança 4G em 11 cidades

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4G


A Claro lançou oficialmente nesta terça-feira, 16, seu serviço de banda larga móvel nas cidades-sede da Copa das Confederações. O 4G também está disponível para contratação a partir de hoje em Porto Alegre, Curitiba, Campos do Jordão, Paraty e Búzios.

A cobertura do 4G Max terá variações de 20Mbps à 60Mbps - a média atual do 3G Max é de 6Mbps -, e estará disponível em 90% das cidades-sede da Copa das Confederações, superando meta do governo de oferta em pelo menos 50% da áreas do torneio, afirmou a companhia.

O pacote mais barato da operadora sai por R$ 207, com 100 minutos de voz e franquia de 5G de dados. Já os modems de 2 GB, 5 GB e 10 GB custam, respectivamente, R$ 79, R$ 119 e R$ 199.



Nove aparelhos compatíveis com a rede 4G Max estão disponíveis na Claro: Nokia Lumia 820, Samsung Galaxy Express, Motorola Razr HD, LG Optimus G, Galaxy S3 LTE, Lumia 920, Xperia ZQ, Galaxy Note 2 e Galaxy S4.



Em dezembro último, a operadora lançou seu serviço de 4G em Recife (PE), Campos do Jordão (SP), Paraty (RJ) e Búzios (RJ). Na ocasião, a empresa informou que a banda larga móvel teria o o dobro de frequência das conexões disponíveis no mercado.

Projeções



A IDC prevê que neste ano devem ser vendidos no Brasil cerca de 600 mil smartphones habilitados para conexão 4G, volume quase quatro vezes maior do que em 2012. Isto representa apenas 2% dos cerca de 28 milhões de smartphones estimados para 2013.

Os analistas da consultoria afirmam, no entanto, que o 4G deve demorar a decolar no país. Para entender os obstáculos da implementação da banda larga móvel leia aqui uma matéria completa.

Facebook Home chega oficialmente ao Brasil

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Facebook Home

Brasileiros não precisam mais de gambiarras para ter o Facebook Home no smartphone. A rede social confirmou nesta terça-feira, 16, a chegada oficial do Android customizado pela rede social para os usuários do país.

Para obter o aplicativo, basta acessar a Google Play e baixar gratuitamente o app que transforma o celular em um 'Facebook Phone'.

A novidade pode ser baixada por usuários de alguns poucos modelos de smartphones da Samsung ou da HTC - que desistiu do mercado brasileiro no ano passado.

No Brasil, apenas o Galaxy S3 e o Note 2 são compatíveis. Nos Estados Unidos, além destes e dos HTCs, será lançado também o HTC first, o primeiro smartphone a vir com o Home pré-instalado.

Em breve, o Facebook incluirá o HTC One e o Galaxy S4 (disponível no Brasil) à lista de dispositivos compatíveis. Além disso, o aplicativo será atualizado uma vez por mês.

12 de abril de 2013

Rumor: Apple Store brasileira deverá ser inaugurada somente em dezembro de 2013

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A chegada da primeira Apple Store brasileira, no Rio de Janeiro, pode não estar tão próxima como era o esperado. Fontes ligadas à companhia informaram ao MacMagazine que a nova loja deverá ser inaugurada somente em dezembro deste ano e não em julho, como previam outros rumores - o anúncio de novas vagas abertas pela Apple em março para o Brasil fez com que a expectativa do seu lançamento aumentasse.

De acordo com a fonte, um dos principais problemas para a inauguração da loja brasileira da Apple se deve à dificuldade de preencher as vagas abertas, já que dependendo do cargo o novo funcionário terá que receber treinamento nos Estados Unidos. Além disso, alguns impasses burocráticos também teriam atrapalhado e dificultado os planos da Maçã.

Se os rumores forem confirmados, estima-se que a loja brasileira deverá ser inaugurada no dia 7 de dezembro de 2013, em um sábado. Por enquanto, a Apple não confirmou os rumores e nem se pronunciou publicamente sobre uma possível data para a inauguração de sua nova Apple Store.

11 de abril de 2013

Sensores de ondas cerebrais podem aposentar o uso de senhas!!

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Muito se tem comentado a respeito das vulnerabilidades e falhas relacionadas às senhas tradicionais, tanto que grandes companhias têm trabalhado em alternativas mais seguras. O Google, por exemplo, planeja aposentar as senhas tradicionais e criar mecanismos físicos de login, como um anel ou um cartão USB.

Porém, estudantes e pesquisadores norte-americanos da Universidade de Berkeley estão pensando além de sensores biométricos. Eles pretendem usar a mente (literalmente) para reforçar a segurança de acesso. De acordo com o Phys.org, a ideia é usar um fone de ouvido equipado com uma tecnologia similar à do eletroencefalograma (EEG) para que o usuário autentique sua identidade usando apenas as ondas cerebrais. Basta imaginar que está cantando determinada música ou mentalizar objetos de uma cor específica, por exemplo. Esses pensamentos passam a ser a senha para diversas situações diferentes.

Eles criaram o projeto baseados na disponibilidade de sensores de EEG de baixo custo, já que anteriormente o hardware para esse tipo de tecnologia era muito caro e invasivo. Para esse projeto, os norte-americanos utilizaram o conhecido fone de ouvido NeuroSky, que custa US$ 199 (cerca de R$ 400), com uma única sonda EEG ligada a ele.

O processo de programação funcionou basicamente da seguinte forma: os pesquisadores selecionaram tarefas personalizadas para cada pensamento e depois calibraram o fone de ouvido para cada usuário limitar sua autenticação. Depois de tudo pronto, o sistema apresentou taxas de erro de menos de 1%.

A pesquisa mostrou que as melhores tarefas para configurar o fone de ouvido e serem associadas à autenticação são aquelas que os usuários não se importam de repetir diariamente, ou seja, precisa ser algo fácil e não muito chato.

10 de abril de 2013

Warner Bros. anuncia Batman: Arkham Origins

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Batman: Arkham Origins é o novo game do Homem-Morcego. A informação foi revelada pela revista Game Informer, que trará um especial sobre o título em sua próxima edição do mês de maio.

O jogo não é mais desenvolvido pela Rocksteady Studios, mas sim pela Warner Bros. Montreal, responsável pela adaptação de Arkham City para o Nintendo Wii U. A trama vai contar os acontecimentos que precedem os já lançados Batman: Arkham Asylum e Batman: Arkham City, quando o herói, ainda muito jovem, enfrenta os primeiros super-vilões da cidade de Gotham. O primeiro deles que já está confirmado é o Mercenário (Deathstroke, no original em inglês).



A revista ainda diz que Batman: Arkham Origins será lançado no dia 29 de outubro para PC, PlayStation 3, Xbox 360 e Wii U. Além disso, haverá uma versão para 3DS e PS Vita chamada Batman: Arkham Origins Blackgate, um spin-off que terá um estilo de jogo semelhante ao Metroid e visual 2.5D.




5 de abril de 2013

'Google Glass' da Microsoft pode ser lançado em 2014

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Sony, Baidu e, também, Microsoft. São essas as empresas que podem lançar produtos para fazer frente ao óculos futurístico criado pelo Google.

Nesta quinta-feira, 4, um investidor disse acreditar que a dona do Windows pretende trazer um dispositivo semelhante ao mercado já no próximo ano, conforme noticiado pelo Apple Insider.


A novidade é que agora foi dada uma possível data de lançamento.

Brian White, o analista, acredita que o Google dará o grande impulso à indústria ao introduzir a tecnologia vestível, mas ele também espera que a Apple lance o tão falado iWatch, o relógio inteligente.

4 de abril de 2013

Microsoft comemora 38 anos!!

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Bill Gates e seu companheiro Paul Allen iniciaram, ainda muito jovens, um projeto audacioso no dia 4 de abril de 1975. Há exatos 38 anos, a Microsoft foi fundada. Em sua longa trajetória, a companhia ajudou a revolucionar os conceitos da computação pessoal e da tecnologia.

Os dois amigos tinham um interesse em comum quando se conheceram: os computadores. E em 1975, decidiram fundar sua própria companhia, a Microsoft (nome originado a partir de duas palavras em inglês: microcomputer e software). No começo, eles planejavam desenvolver um software em linguagem BASIC para o Altair 8800, da IBM, e em 1979, a fabricante de computadores contratou a Microsoft para desenvolver o software que deveria acompanhar sua nova geração de PCs.


Na época, Gates e Allen não tinham o produto finalizado e, para conseguir o contrato com a IBM, compraram o Q-DOS, da Seattle Computer Products, por US$ 50 mil (cerca de R$ 100 mil). Aplicaram algumas melhorias ao sistema da Seattle e o transformaram no MS-DOS, o primeiro sistema operacional em disco da pequena companhia que tinha acabado de se formar.

No mesmo período, outra grande empresa de tecnologia lançava seu mais novo produto, o Apple Lisa, criado por Steve Jobs. O sucesso do computador da Apple foi tão grande, com uma interface de usuário inovadora, que fez com que Bill Gates sugerisse uma parceria com Jobs - a parceria duraria pouco tempo por alegações mútuas de roubo de propriedades intelectuais.

Nasce o Windows

A trajetória do sistema operacional mais conhecido da companhia, o Microsoft Windows, começa em 1981, quando a companhia também dava seus primeiros passos. No entanto, o primeiro Windows comercial, conhecido como Windows 1.0, chegou ao mercado somente em 1985 e levou aos usuários domésticos algumas novidades como tela colorida, mouse, função multitarefa, aplicativos, janelas entre outras funções.

Em 1987, a empresa lançou a segunda geração do seu SO, o Windows 2.0, e no mesmo ano, a Microsoft adquiriu alguns programas que, até hoje, fazem parte dos seus sistemas: o PowerPoint e o Excel. A versão 2.0 manteve uma interface do usuário similar à do seu antecessor, mas ganhou programas, gráficos e funções melhores, incluindo o Microsoft Word, atalhos no teclado e opções de 'minimizar' e 'maximizar' as telas.

A família Windows foi evoluindo com o passar dos anos com o 3.0, 3.1, 95, 98, Me (Millenium Edition), XP, Vista, 7 e o mais recente lançamento da empresa, o Windows 8. Com a evolução da tecnologia e a chegada de novos produtos ao mercado, a Microsoft também entrou no mercado móvel com a sua plataforma Windows Phone e lançou seu primeiro produto de hardware, o tablet Surface.
Comemorando

No mesmo dia que a companhia celebra mais um aniversário, Bill Gates e Paul Allen se reuniram para recriar uma das fotos mais icônicas da história da tecnologia, tirada em 1981 logo após o licenciamento oficial do MS-DOS para a IBM. Na foto, os dois empresários estão posicionados ao redor de vários computadores da época.


A nova foto, publicada no perfil pessoal de Allen no Twitter, mostra os dois sentados junto com os mesmos computadores antigos no Museu do Computador Vivo, de Seattle, Estados Unidos - museu este fundado pelo próprio Paul Allen.

Além disso, a história completa da Microsoft é contada em imagens no perfil oficial da empresa no Facebook, e os interessados em conhecer um pouco mais sobre a empresa poderão buscar por dados através da rolagem de anos presente no canto direito superior da Timeline.

3 de abril de 2013

GSM, 3G, EDGE, HPSA, 4G e LTE: entenda as siglas de conexão mobile

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Com a crescente expansão das redes 4G ao redor do planeta, mais uma sigla de conexão mobile passa a fazer parte da lista de protocolos de telefonia móvel existentes. Mas você sabe o que é cada um deles? Ou o que estas siglas significam? Fizemos um dicionário com os principais termos do tipo para explicar como esses padrões evoluíram. Confira!

1G

O 1G se refere à primeira geração da tecnologia de telefonia móvel sem fio, analógica, introduzida no começo dos anos oitenta por diversos fabricantes diferentes ao redor do mundo. Ainda muito rudimentar, a tecnologia dependia de modems externos acoplados aos aparelhos para fazer a troca de dados, e tinha velocidades de download que ficavam sempre abaixo dos 10 Kbits por segundo*.

Os primeiros aparelhos ligados a essa rede sofriam ainda com outro problema de compatibilidade, já que as primeiras redes móveis de celular não possuíam uma padronização, com cada fabricante buscando uma forma de implantar sua rede de telefonia. "Isso gerava um ônus muito grande para o usuário, porque eram aparelhos incompatíveis, com redes incompatíveis – ainda mais se você pensar em pessoas que migravam entre países, isso era um grande problema", explica o especialista em Redes de Computadores, consultor na área de Telecom e professor da FIAP, Luís Mateus.

GSM (2G)

Sigla para Global System for Mobile Comunication (ou Sistema Global para Comunicação Móvel, em tradução livre), o GSM, também conhecido como 2G, já mostra logo de cara sua função: o protocolo foi o responsável pela padronização da telefonia móvel. Uma das principais vantagens do 2G é que as conversas passaram de analógicas para a criptografica digital, o que as tornava muito mais eficientes na ocupação do espectro de telefonia, fato que colaborou para a expansão mobile.

O GSM começou a ser desenvolvido por países europeus que buscavam o fim dos problemas de incompatibilidade do 1G ainda na década de 80, mas só entrou em atividade em 1991, quando a primeira ligação na rede foi feita. "Foram criados padrões para todos os fabricantes se juntarem, para que falassem a mesma língua e tivessem compatibilidade de qualquer tipo de aparelho em redes pelo mundo inteiro. Foi uma grande revolução", afirma Luís.

As primeiras experiências com a rede já mostravam taxas de transferência de até 97 Kbps (apesar de não ser a velocidade final vista pelo usuário), o que já permitiu pequenos avanços, como o download de e-mails para o celular, por exemplo.

GPRS

Considerada por alguns especialistas a rede "2,5G", o General Packet Radio Service (ou Serviço de Rádio de Pacote Geral) trouxe uma melhora significativa para as transmissões móveis, aumentando as taxas de transferência de dados em redes GSM – apesar de ainda não chegar no patamar do conhecido 3G.

Com velocidades de cerca de 32 Kbps a 80 Kbps para o usuário final, o GPRS trouxe algumas funcionalidades, como a utilização simultânea de dados e voz e o acesso imediato e permanente à rede de dados, que não estavam presentes no GSM. "Não eram taxas tão boas para a experiência de acesso à Internet. Mas empresas de Telecom começaram a usar (a tecnologia) para caixas eletrônicos (ATMs), por exemplo, como uma boa solução para montar uma ATM sem ter que conversar com a prefeitura para levar cabos elétricos. Para colocar ATMs em um shopping, por exemplo, a parte de infraestrutura ficou muito mais fácil", explica o professor.

EDGE

Próximo passo da evolução do GPRS, o EDGE, ou Enhanced Date Rates For GSM Evolution (Taxas de Dados Ampliadas para a Evolução do GSM), é uma sigla bem mais conhecida por usuários atuais de telefonia móvel. Apesar de já ser considerado uma tecnologia de terceira geração (3G), o EDGE é chamado por alguns especialistas de "2.75G", representando mais um degrau na escada de evolução das redes móveis, com uma capacidade de banda de até 236 Kbps. "O EDGE, na parte de dados, foi o limítrofe entre o 2G e o 3G, foi a porta de entrada para as redes 3G", relata Luís.

A tecnologia ainda é muito vista no continente sul-americano, por exemplo, que ainda tem uma grande infra-estrutura de redes 2G em uso. Muitas vezes, smartphones com pacotes de dados 3G podem, de repente, aparecer conectados à rede EDGE, por uma questão de tráfego intenso na rede das operadoras, que voltam o usuário para a rede anterior. "Às vezes você está em uma rede 3G e naquele momento não tem uma 'vaga' para você naquela tecnologia, e por uma queda de sinal você volta para o 2G", diz Luís, explicando que a rede funciona como uma "área de reserva".

3G

Geração atual e ainda a mais utilizada no mundo, o 3G marcou uma maneira mais eficiente de se navegar na internet em redes sociais e utilizar o smartphone em tarefas do dia-a-dia como comunicação VoIP, em vídeo, mensagens de e-mail e mensagens instantâneas. O 3G passou a ser oferecido em 2001 em regiões como Japão, China e Europa através do sistema UMTS (Universal Mobile Telecommunications System, ou Sistema Móvel de Telecomunicações Universal), oferencendo velocidades que pela primeira vez atingiam a casa dos megabits por segundo.

Como a rede não utilizava a mesma frequência de rádio da geração anterior, a adoção do padrão foi mais lenta, já que as operadoras precisaram investir nas novas redes e bandas. Uma das desvantagens do 3G ainda é que, apesar de ter se tornado o novo padrão para smartphones, áreas com baixas coberturas ainda são comuns, principalmente em países como o Brasil, que tem uma cobertura 19% pior do que a média global, segundo a empresa britânica de medição de redes de telefonia Open Signal.

"Hoje, a infra-estrutura de telecomunicação que nós temos no Brasil ainda é insuficiente para que possamos explorar tudo que a tecnologia 3G ainda tem a oferecer", afirma Luís. Além da inconveniência das sombras na rede e baixa velocidade média, isso acaba gerando problemas de utilidade para o usuário, como a redução da vida útil de baterias por causa da constante busca por sinal de 3G que os dispositivos precisam realizar.

HPSA (e HPSA+)

Da mesma maneira que algumas vezes passamos do 3G para o EDGE, é possível navegar na rede HPSA, considerada uma evolução do 3G rumo ao 4G (algo como o "3.5G"). Sua sigla significa High Speed Packet Access (ou Pacote de Acesso de Alta Velocidade), que amplifica e melhora o desempenho do 3G através do uso dos protocolos HSDPA e HSUPA. Lançado em 2008 e adotado mundialmente em 2010, o padrão permite velocidades hipotéticas de até 84 Mpbs de download em sua versão mais atual, o HPSA+.

4G

A rede 4G, também conhecida como LTE, sigla para Long Term Evolution (ou Evolução de Longo Prazo), é o padrão mais recente e ainda em implantação pelo mundo, que promete transmissões de dados em bandas ultra largas. Para Luís Mateus, a rede 4G representa um momento importante na área das telecomunicações, no qual o usuário deixa de aceitar uma banda de transmissão menor para se ganhar a mobilidade, o que acontecia até a geração anterior, para passar a exigir ambos em seus dipositivos: portabilidade e banda larga. "Hoje alguém com um tablet não aceita que a velocidade de acesso à Internet seja inferior àquela obtida em casa. A pessoa não vai ligar a mobilidade à nenhum tipo de ônus", afirma o professor.

Teoricamente, o 4G tem potencial para atingir velocidades de até 300 Mbps, mas ainda deve ser muito explorado antes de chegar ao seu máximo potencial. "É uma tecnologia que já prevê velocidades que hoje nós não temos capacidade de atingir", explica Luís. Atualmente, a Suécia lidera o ranking de países com a melhor velocidade de 4G do mundo, com downloads de 22,1 Mbps para os usuários. "A migração da rede 3G para 4G, em proporções mundiais, não será algo tão rápido, e quando estivermos na rede 4G, vamos ter muita lenha para queimar ainda", brinca.