© Cyber Tech Nerd 2011 - 2014. Tecnologia do Blogger.
 

30 de maio de 2011

Teste a eficácia do seu antivírus!!

0 comentários



A eficácia de um antivírus pode ser avaliada de acordo com vários critérios. Um dos principais é a capacidade que o programa tem de detectar vírus e arquivos maliciosos presentes ou em execução no sistema e alertar os usuários sobre a ameaça. Nesta dica, mostraremos como criar um arquivo que simula um vírus para verificar se o seu antivírus é capaz de identificá-lo, exibindo o alerta de ameaça.
Seu computador está seguro? (Foto: Arte/TechTudo)
Importante: o arquivo em questão é criado no bloco de notas ou qualquer outro editor de texto e não é capaz de causar nenhum dano ao sistema. Trata-se de um EICAR, um arquivo de teste de 68 bytes, composto por uma sequência de caracteres e utilizado pela indústria para testar a eficácia de softwares antivírus.
Passo 1. Abra o bloco de notas do Windows e copie o seguinte código:X5O!P%@AP[4\PZX54(P^)7CC)7}$EICAR-STANDARD-ANTIVIRUS-TEST-FILE!$H+H* 

Teste de detecção de vírus (Foto: Reprodução/TechTudo)
 

Passo 2. Clique em "File" (Arquivo) e selecione a opção "Save as..." (Salvar como).
Teste de detecção de vírus (Foto: Reprodução/TechTudo)
Passo 3. Dê qualquer nome ao arquivo criado, determine uma extensão qualquer e clique em "Save" (Salvar). Exemplo: virus.exe

Ao ser salvo, o arquivo deve ser automaticamente reconhecido pelo seu programa antivírus como uma ameaça e uma tela de alerta deverá ser exibida.


24 de maio de 2011

PSN: Store voltara ate o final do mes!!

0 comentários






Desde a semana passada circulam boatos de que a PlayStation Store, loja virtual da PSN, voltaria ao ar neste dia 24 de maio. Com o início de uma manutenção programada, que iniciou ao meio dia, os rumores ganharam ainda mais força. Em uma postagem no blog oficial do console, porém, o diretor de mídias sociais da Sony, Jeff Rubenstein, afirmou que o serviço não voltará a funcionar ainda hoje.




“Ao contrário do [especulado], a Store não retornará hoje. Nossa meta é que todos os serviços [da PSN] sejam restaurados até o final do mês”, afirmou. A manutenção programa restringe o acesso às alterações de perfil de usuário e troca de senhas, e pode causar problemas durante a conexão com os servidores da rede. A jogatina online, porém, continua funcionando. Tudo deve voltar ao normal até as 21h, horário marcado para fim dos reparos.



19 de maio de 2011

Veja A Lista de jogos que a Sony Oferecerá de Graça pela Queda da PSN!!

0 comentários

Segundo a Sony, os usuários poderão escolher os seguintes jogos quando a PlayStation Store voltar. Tais itens estarão gratuitos por 30 dias, contando a partir do dia que a PlayStation Store retornar, e assim que forem pegos, são do usuário sem tempo de expiração. Apenas dois jogos de PS3 podem ser pegos da lista e dois jogos de PSP.

PlayStation 3 (Dois jogos gratuitos)
Dead Nation
inFAMOUS
LittleBigPlanet
Super Stardust HD
Wipeout HD + Fury

PSP (Dois jogos gratuitos)
LittleBigPlanet (PSP)
ModNation Racers
Pursuit Force
Killzone Liberation

PlayStation Plus
Usuários já assinantes receberão 60 dias grátis;
Usuários não-assinantes receberão 30 dias de uso grátis.

PlayStation Home
Usuários receberão 100 itens virtuais gratuitos.

Para a Europa, a Sony oferecerá a mesma proposta, mas com uma pequena variação nos jogos de PlayStation 3. Confira:

PlayStation 3 (PSN europeia) (Dois jogos gratuitos)
Dead Nation
inFAMOUS
LittleBigPlanet
Wipeout HD + Fury
Ratchet and Clank: Quest for Booty

18 de maio de 2011

Troca de senhas da rede do PS3 permite novo ataque de hackers!!

0 comentários


A troca obrigatória de senhas para todos os usuários da rede de games on-line do PlayStation 3 e do PSP, a Playstation Network (PSN), pode ter uma brecha que facilitou uma nova exploração de hackers. Por conta disso, a Sony desativou o login com dados usados para entrar na PSN em seus sites
Quando a PSN retornou no sábado (14) e no domingo (15) após quase um mês de apagão por conta de um ataque hacker, todos os usuários foram obrigados a trocar a senha pelo videogame, de e-mail enviado pela Sony ou por meio do site oficial do PlayStation. Entretanto, pelo site, para realizar a mudança, o jogador precisa informar o e-mail de cadastro na rede e a data de nascimento, dois dados que podem ter sido vazados nos ataques à PSN entre os dias 16 e 17 de abril. A Sony só desligou os servidores no dia 20 do mesmo mês.

De acordo com o site Nyleveia, que descobriu a falha, a Sony foi avisada do problema, retirando do ar o login de seus sites que utilizam o nome de usuário e senha da PSN. Estão em manutenção o site oficial da PSN, onde usuários que não receberam o e-mail de troca de senha e não conseguiram fazer a troca pelo console acharam a solução, o blog oficial do PlayStation, fóruns oficiais, Qriocity.com e Music Unimited acessados por meio de navegadores. Nos consoles, a troca de senha segue normalmente
.

16 de maio de 2011

A PSN Voltou!!

0 comentários





A Sony finalmente começou a restabelecer a PlayStation Network (PSN). De acordo com comunicado divulgado pela companhia, a rede já voltou no Brasil e em outros lugares, como Europa e Estados Unidos.

Desde 19 de abril os donos dos consoles PlayStation 3 e PSP estavam sem acesso à PSN por causa de seguidos ataques, que resultaram no possível roubo de dados de 77 milhões de pessoas.

Os cibercriminosos também bateram na Qriocity e na Sony Online Entertainment (SOE), o que elevou o número de atingidos a cerca de 100 milhões. Informações como logins, senhas, endereços e dados de cartões de crédito ficaram vulneráveis.

A companhia informou que o acesso seria restabelecido nas Américas, Austrália, Europa, Nova Zelândia e Oriente Médio e que tudo voltaria ao normal até o final deste mês

14 de maio de 2011

PSN volta em poucos dias!!

0 comentários


Há uns dias surgiu a notícia em que Shigenori Yoshida, representante da Sony, revelava ao Bloomberg que o serviço PlayStation Network da PlayStation 3 e PSP voltaria a estar totalmente no ativo no dia 31 de maio.

Ao que tudo indica, e segundo Patrick Seybold, diretor de comunicações corporativas da Sony, o site interpretou mal as palavras de Yoshida, esclarecendo que até à data a Sony ainda não mencionou uma data oficial para o restauro do serviço, sendo que o objetivo é tê-lo de novo no ativo durante este mesmo mês.

Seybold disse estar a tentar por tudo em pratos limpos no que toca à informação que foi publicada pelo Bloomberg. Ele aproveitou também para atualizar informação sobre o estado da PSN, afirmando no blogue da PlayStation que os utilizadores terão que aguardar "pelo menos mais alguns dias", acrescentando que, "Não vos posso dar uma data exata."

10 de maio de 2011

Microsoft compra Skype por 8,5 bilhões de dólares!!

0 comentários

Microsoft compra Skype (Foto: Arte: TechTudo)
Microsoft acaba de anunciar a compra da Skype, empresa de telefonia pela internet. A operação foi avaliada em 8,5 bilhões de dólares e foi anunciada na manhã desta terça-feira. Esta foi a maior aquisição realizada pela Microsoft ao longo dos seus 36 anos de existência.

Fontes que participaram do processo disseram que foi preciso convencer os investidores de que a operação seria essencial para a estratégia nas áreas móvel e online da empresa. Outro problema enfrentado foi a necessidade de se reverter o quadro de prejuízo da empresa: no ano passado, a Skype fechou o balanço com prejuízo de 7 milhões de dólares. A empresa era controlada por vários investidores, do qual faziam parte o eBay e os fundadores da Skype, Niklas Zennstrom e Janus Friis. Além da Microsoft, a Skype era disputada por Google, Facebook, Cisco e outras.O valor, apesar de alto, não compromete aMicrosoft. Os 8,5 bilhões de dólares incluem a dívida de longo prazo da Skype, que gira em torno de 686 milhões de dólares. Há dois anos, a empresa havia sido avaliada em 2,5 bilhões de dólares.

Skype ganhou reverencia por permitir que usuários se comunicassem gratuitamente por voz e vídeo, utilizando uma conexão por internet. A opção tarifada permite realizar ligações do software para dispositivos móveis e telefones fixos para diversos países, o que gera grande economia em ligações de longa distância e internacionais.Segundo analistas ouvidos pela agência de notícias Reuters, em um cenário em que a mobilidade oferecida por smartphones e tablets abocanha fatias cada vez maiores do mercado, a Skype é a estratégia para trazer de volta a competitividade da Microsoft nesse terreno. Analistas dizem que o Skype poderia trazer recursos de telefonia online ao Windows Phone 7 – sistema operacional da Microsoft para dispositivos móveis e, assim, acirrar a concorrência contra o iOS, da Apple, e o Android, do Google.

PSN supostamente voltará com seus serviços no dia 31 de maio!!

0 comentários




Divulgação


A PlayStation Network foi abaixo no dia 20 de abril. Embora a Sony tenha confirmado que alguns de seus serviços voltariam parcialmente no dia 3 de maio, até agora nada mudou e aparentemente não mudará por um tempo, de acordo com o site internacional de notícias Bloomberg.

Na matéria, o representante da Sony em Tokyo, Shigenori Yoshida, afirmou que “A Sony não tem certeza de quando retomará seus serviços”, mas antes disso deixou escapar uma nova data de restabelecimento da PSN, “A empresa está adotando um novo processo que aprimora o sistema de segurança e o reinício pleno de todos os serviços, planejado para o dia 31, não será alterado.”

Um update recente do PlayStation blog revela que a PSN atualmente está em “fase final de testes internos”.

7 de maio de 2011

Presidente da Sony pede desculpas após 15 dias do ataque à PSN!!

0 comentários
Mais de 15 dias após a Sony ter sofrido um ataque de hackers na rede de games on-line do PlayStation 3 e do PSP, a PlayStation Network (PSN), e nos servidores de jogos on-line massivos da Sony Online Entertainment (SOE), o presidente da companhia, Howard Stringer, publicou uma carta em que pede desculpas aos usuários dos serviços. Mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo foram afetados.
No blog oficial do PlayStation, Stringer diz que ele e a Sony "pedem desculpas pelo problema e pela preocupação causada pelo ataque", explicando, também, o motivo de a companhia ter demorado muito para alertar os usuários sobre o risco de dados pessoais terem vazado.
"Eu sei que muitos acreditam que deveríamos ter alertados nossos consumidores mais cedo do que foi feito. É um questionamento justo", diz Stringer na carta. "Eu também queria ter as respostas antes, mas uma investigação detalhada é um processo complexo e que leva tempo. Os hackers fazem  o melhor para esconder seus passos e leva tempo para que nossos especialistas encontrem informações sobre o que estes criminosos fizeram e para que eles possam ser identificados. Além disso, levou-se mais tempo para saber se dados pessoais de nossos clientes foram comprometidos".
Serviços da PSNProblemas
Partidas on-lineSem a rede, fica impossível de jogar partidas on-line
Partidas off-lineGames sem a necessidade de autenticação podem ser jogados
Games com autenticaçãoJogos que exigem este recurso não funcionam sem a PSN
Compra de games na loja virtualSem a PSN, não é possível comprar games on-line
TroféusAs conquistas extras não podem ser sincronizadas com a internet
 Sobre o vazamento de dados pessoais, que a companhia chegou a confirmar que informações como nome, endereço, data de nascimento e número de cartão de crédito foram roubadas por hackers, Stringer garante que "até o momento, não há confirmação de que cartões de crédito roubados foram usados". Ele diz que a Sony continua a monitorar a situação.
Stringer foi criticado por não ter se manifestado com urgência sobre o caso. No domingo (1º) ele enviou o vice-presidente da empresa Kaz Hirai para uma conferência em que pediu desculpas formais aos usuários. Hirai também foi quem enviou uma carta com explicações para o Congresso norte-americano sobre o vazamento de dados.
O ataque à rede de games on-line PSN e aos servidores da SOE, segundo a Sony, ocorreram entre os dias 16 e 17 de abril, mas a empresa só desligou os servidores no dia 20 do mesmo mês. Até esta sexta-feira (6), o serviço não foi restabelecido. A companhia, contudo, afirma que "está nos estágios finais de testar a reconstrução da PSN" o que, segundo Stringer na carta, deve ocorrer apenas no início da próxima semana.

Além disso, a Sony anunciou na quinta-feira (5) que dará para os usuários norte-americanos um ano do serviço de proteção de identidade da empresa Debix. A companhia afirma que estuda oferecer serviços similares em outros países.
Usuários vão ganhar proteção grátis
Para tentar minimizar os danos de deixar sua rede on-line por mais de 15 dias desativada, a Sony, dará um mês do serviço PlayStation Plus gratuitamente para todos os usuários da PSN e alguns games grátis por download.
Usuários dos EUA receberão e-mails nas próximas semanas explicando o serviço e oferecendo um código para que ele seja ativado. Dentro desse plano, chamado "AllClear ID", os jogadores serão alertados caso seus dados pessoais apareçam em sites criminosos, podendo solicitar que investigadores trabalhem para solucionar o problema e pagando até US$ 1 milhão em compensação caso os dados sejam roubados durante o período de assinatura.

Sony remove dados de usuários que vazaram na Web e adia volta da PSN!!

0 comentários

A Sony informou que removeu da Internet os nomes e endereços de 2.500 competidores que tiveram seus dados roubados por hackers e postados em um website, e disse que não sabe quando poderá restaurar a rede do videogame PlayStation.
A empresa, que está sob críticas desde que hackers acessaram os dados pessoais de cerca de 100 milhões de usuários dos serviços de jogos on-line da PlayStation Network e de PCs, afirmou em comunicado que detalhes postados em um website inativo também incluíam três endereços de e-mail não confirmados.
Os dados eram de clientes que entraram em uma competição de prêmios em 2001. A lista não incluía informações de cartões de crédito ou senhas.
'O website estava desatualizado e inativo quando foi descoberto como parte dos ataques continuados à Sony', afirmou a empresa, acrescentando que a companhia tirou o site do ar pouco após descobrir sobre as postagens, na quinta-feira.
O chefe-executivo da Sony, Howard Stringer, pediu desculpas na sexta-feira aos usuários da PlayStation Network e de outros serviços on-line, quebrando seu criticado silêncio sobre o grande vazamento de dados ocorrido.
No domingo passado a Sony disse que começaria a restaurar os serviços durante a semana, mas uma porta-voz declarou neste sábado que isso não seria possível e não fixou data para o retorno da rede.

6 de maio de 2011

Sony promete PSN nos próximos dias!!

0 comentários

A Sony encontra-se a ultimar a recuperação dos serviços da PlayStation Network depois da fuga de segurança que teve como consequência o roubo dos dados pessoais dos seus utilizadores.

Howard Stringer, diretor executivo da companhia, publicou, através do blogue da PlayStation, uma carta dirigida aos consumidores pedindo desculpas pelo sucedido assinalando que, "Nos últimos meses a Sony enfrentou um terramoto e tsunami terrível no Japão, agora estamos diante de um acontecimento humano, um ataque criminal contra nós e contra vocês, e estamos a trabalhar com o FBI e outras forças da lei de todo o mundo para encontrar os responsáveis."

Stringer reforçou que a PSN estará de volta "nos próximos dias", mas continua sem se saber quando e quais os passos e medidas que estão a ser levadas a cabo, embora esteja previsto a mudança da localização física dos servidores, novas medidas de segurança informáticas e uma atualização de software.

4 de maio de 2011

PS3 receberá um novo firmware!!

0 comentários



Hoje era dia de atualização da PlayStation Store, mas como muitos devem ter reparado, a PlayStation Network continua em baixo, esperando que a qualquer momento a Sony anuncie o seu regresso.

Para além das promessas da SCE, é sabido que quando a PSN voltar, se quiserem aceder online terão que descarregar um novo firmware para a console.

O novo firmware será a versão 3.61, e obrigará assim a todos a efetuar uma mudança da sua password, bem como implementará novos sistemas de segurança na própria console.

Para além disto, nada foi dito pela Sony sobre que novas funcionalidades ou novidades trará o novo firmware.

1 de maio de 2011

Sony realiza entrevista sobre o ataque a PSN!!

0 comentários




A Sony Computer Entertainment realizou há pouco no Japão uma entrevista coletiva para a imprensa a respeito da invasão de hackers à PlayStation Network, e deu explicações de quais procedimentos a empresa tomará a partir de agora.

Estavam presentes na conferência Kazuo Hirai, presidente da Sony Computer Entertainment, Shinji Hasejima, vice-presidente da Sony Corporation, e Shiro Kambe, vice-presidente sênior da Sony Corporation. Nela, foi revelado que diversos serviços da rede retornarão ainda esta semana. Segue a lista abaixo:

  • Restauração dos modos online e de autenticação de jogos de PlayStation 3 e PSP;
  • Restauração do serviço Music Unlimited by Qriocity para PlayStation 3 e PSP;
  • Restauração do acesso às configurações de conta e alteração de senha;
  • Restauração do acesso a filmes alugados para PlayStation3, PSP e MediaGo;
  • Restauração da PlayStation Home;
  • Restauração da lista de amigos;
  • Restauração das funções de chat.
Segundo a Sony, a PlayStation Store retornará "ainda este mês".

Como medidas para aumentar a segurança da PlayStation Network, a Sony fez uma reestruturação no sistema, e planeja movê-lo para outra instalação longe da atual em San Diego, nos EUA. Além disso, um novo firmware que obrigará os usuários a alterarem suas senhas será disponibilizado obrigatoriamente ainda esta semana. A alteração de senha só poderá ser concretizada no sistema (PlayStation 3 ou PSP) em que devida conta foi criada, ou por meio de autenticação por email.

Por fim, a Sony anunciou o programa "Welcome Back" (o inglês para "bem-vindos de volta"), pelo qual a empresa disponibilizará conteúdos gratuitos por download a serem anunciados individualmente para cada região. Além disso, todos os usuários da rede receberão 30 dias grátis de acesso ilimitado ao serviço PlayStation Plus (com atuais usuários pagantes recebendo 30 dias a mais em suas assinaturas), e assinantes do Music Unlimited by Qriocity também ganharão um mês adicional de serviço gratuito. A empresa ainda não confirmou se haverá alguma compensação para assinantes dos jogos da Sony Online Entertainment Free Realms e DC Universe Online.